O QUE TE FAZ FELIZ?

Quando a pergunta é:  O que te faz feliz?

Respostas comuns são: Os filhos, a família, os amigos, ter saúde, viajar, ir à praia, ter uma casa, um carro.

Claro que tudo isto são coisas fantásticas e fontes de bem estar e prazer. No entanto, é sabido que há no mundo muitas pessoas que têm tudo isto e ainda mais, a sentirem-se infelizes todos os dias e há também quem não tenha nada disto e viva com um lindo sorriso no rosto.

Isto acontece porque a felicidade não está no que se é, no que se tem ou no que se faz. A felicidade está no que se sente.

O segredo para ser feliz é a gratidão que sentimos por tudo o que nos acontece, pelo que temos, somos ou fazemos.

A gratidão é mais do que dizer obrigado. É um sentimento de apreço e de agradecimento pela vida.

Claro que é fácil sentirmos gratidão quando tudo nos corre bem. Mas mesmo assim há quem não o sinta. Há quem se sinta sempre insatisfeito a querer mais e mais e a queixar-se das coisas que não tem em vez de se sentir grata pelas que tem. Se queremos ser felizes está na hora de pararmos com os queixumes. Por mais legítimos que nos pareçam, não nos trazem felicidade.

Quando nos queixamos, entramos num estado de desânimo que leva a que cada vez encontremos mais motivos para nos queixarmos. Torna-se um ciclo vicioso.

Acontece exactamente o mesmo com a gratidão. Quanto mais  gratos nos sentimos, mais satisfeitos com a vida ficamos e mais motivos para nos sentirmos gratos encontramos.

A gratidão pode e deve ser treinada.

Como?

Uma óptima maneira de treinar a gratidão é, no final de cada dia, tirarmos cinco minutos para revermos o dia e detectarmos as situações em que nos sentimos gratos. Nos primeiros dias, principalmente se não foi um dia bom, podemos ter dificuldade em encontrar dois ou três motivos. Mas com o passar do tempo, torna-se cada vez mais fácil e quando damos por nós, há dezenas de motivos para nos sentirmos gratos todos os dias. O que é isso senão felicidade?

Eu faço isto habitualmente e durante uns tempos até escrevia num papel os motivos porque me sentia grata.  Ia colocando os papelinhos dentro de um frasco de vidro e passado pouco tempo, só de olhar para o frasco sentia-me feliz por ver que tinha muitos motivos para me sentir grata.  😀

Pode parecer tolice, mas se contribui para a minha felicidade e não prejudica ninguém, porque não?

Vou  retomar este hábito.

Alguém se quer juntar a mim?

 

Hoje é o dia da criança. Tive vontade de escrever sobre gratidão porque me sinto infinitamente grata por ter dois filhos amorosos e saudáveis na minha vida.

Para além disso, hoje sinto-me especialmente grata pelo nascimento do Artur, o meu novo sobrinho, que trará certamente muitos sorrisos e momentos de verdadeira alegria e gratidão a todos os que fizerem parte da vida dele, eu incluída. 🙂

2 pensamentos sobre “O QUE TE FAZ FELIZ?

  1. Eu! Eu quero-me juntar a ti! Há muito tempo que penso fazer isso de escrever todos os dias algumas das razões que tenho para me sentir grata! Todos os dias tento, o mais possível, agradecer as coisas maravilhosas que tenho e por vezes até as menos boas, porque são boas oportunidades para aprender mais sobre mim. Mas realmente não fomos treinados para isso e facilmente nos esquemos. Os rituais ajudam-nos a lembrar! E já que desafias… eu faço-te companhia! Ah, e já agora … OBRIGADA! Obrigada pelo desafio, obrigada por partilhares e obrigada pelo blog que foi uma super agradável surpresa! Vou-te seguir 😉

    Curtir

  2. O teu sobrinho Artur, ainda não tinha nascido e já tinha percebido: “hum… Isto, com a tia Maria João, vai ser uma felicidade!”. Fico grata de termos esta amizade maior que o mundo… E que vai perdurar no tempo, através dos nossos meninos – e dos meninos deles! Beijinhos

    Curtir

Deixe um comentário

