A CAPACIDADE DE RIRMOS DE NÓS PRÓPRIOS

Sabermos rir de nós próprios é uma prova de sabedoria e maturidade. Significa que reconhecemos os nossos limites, temos consciência das nossas imperfeições e nos aceitamos exactamente assim. Conseguirmos isto faz com que tenhamos a capacidade de compreender melhor os outros, de desvalorizarmos coisas insignificantes e assim, termos relacionamentos mais felizes e sermos pessoas mais agradáveis.

Alguém que se leva exageradamente a sério torna-se arrogante, demasiado crítico e pouco tolerante. Nem é feliz nem deixa ninguém ser feliz à sua volta. Perante um comentário menos positivo reage como se estivesse a ser atacado, o que na verdade mostra insegurança e fraca auto-estima.

Quem se ama, sente-se seguro sobre si próprio e sobre os seus  actos. Consegue brincar com criticas e responder com ligeireza e bom humor. Consegue ouvir, pedir desculpa e mudar se achar que o deve fazer.

Os casais que eu conheço que estão juntos há uma eternidade e continuam felizes são aqueles que mais capacidade têm de rir de si próprios. Lembro-me de um em especial, a Ana e o Bruno,  que são o casal mais divertido que conheço. Em casa deles ri-se muito mesmo. Há momentos em que, quem não os conhece, pode pensar que eles estão a gozar um com o outro, mas a verdade é que no fundo eles estão a dizer um ao outro que apesar das falhas e fraquezas de cada um, continuam a aceitar-se exactamente como são e a amar-se.

É bonito ou não é?

Se eu consigo rir de mim própria? Tenho dias em que estou mais bem disposta e outros em que nem por isso. Tenho momentos e tenho pessoas. Momentos de stress em que tudo o que me dizem me irrita. Pessoas que têm a capacidade de me por a ranger os dentes muito facilmente e outras com quem sou de gargalhada fácil.

O que é que isto me diz sobre mim? Diz-me que tenho trabalho a fazer.

Bora lá rir mais de nós próprios e ser mais felizes? 😀

Deixe um comentário

