Vamos pôr os miúdos a ler

Depois do post triste, assustador e preocupante sobre as dificuldades que os miúdos de hoje têm com a leitura, decidi trazer esperança.

Enquanto pais podemos ajudar muito a evitar o problema. Podemos ler para eles enquanto são mais pequenos e ler com eles enquanto estão a aprender.  Temos que nos certificar que os nosso filhos adquirem a capacidade de ler e interpretar o que lêem e o que ouvem. Vamos lá pôr os miúdos a ler.

ALGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDAR:

Leiam para os vossos filhos desde sempre. Não há idade para começar.Lerem juntos é uma forma poderosa para motivar os miúdos a ler pois deste modo, eles farão uma associação positiva entre a leitura e o tempo passado com os pais.

Deixem os vossos filhos mexer em livros. Ensinem-os desde cedo a manuseá-los e se uma ou outra página se rasgar, não é nada que fita cola e um pouco de paciência não resolvam.

Leiam. Os vossos filhos vão imitar. Há uma idade em que imitam tudo. Aproveitem isso e dêem o exemplo.

Conversem sobre os livros. Quando lerem para eles ou com eles, vão observando o seu rosto e os seus olhos. Tentem perceber se eles estão a perceber o que está a ser lido e no final conversem sobre o livro. Deixem os vossos filhos falar sobre o que leram. Se notarem dificuldade, não entrem em pânico, não os assustem nem os critiquem, tenham paciência e não desistam.

Façam de uma visita à biblioteca uma aventura. Há tanto para explorar. E porque não convidarem  alguns amigos dos vossos filhos para irem juntos à biblioteca?  Façam-se sócios e requisitem livros para levar para casa.

Deixem os miúdos escolher os livros que querem ler. São eles que têm que gostar. É esse o objectivo, certo?  É bom que façam sugestões, mas não os forcem a ler o que acham que eles deviam ler.

E porque não um clube do livro com os amigos ou com a turma? Na turma do Francisco, os pais estão a organizar-se nesse sentido. É muito fácil. Cada criança leva um livro para a escola para partilhar com os colegas. Semanalmente os livros rodam até que todos os tenham lido e cada livro volte ao seu dono. Lerem os mesmos livros, conversarem sobre eles e partilharem histórias tornam a leitura mais divertida e aliciante.

Livros sobre factos, com assuntos que lhes interessem, podem ser bons aliados na hora de motivar os que tendem a distrair-se com histórias muito longas.  Não têm que ser histórias, nem têm que ser para ler do início até ao fim. Enciclopédias infantis sobre animais, desporto, arte,  por exemplo, ou  livros sobre factos incríveis, são geralmente muito apreciados.

Leiam em conjunto. Quando os miúdos estiverem a começar a aprender a ler, leiam em conjunto. Interrompam a leitura de vez em quando e deixem os miúdos ler palavras simples. Isto fará com que vão ganhando confiança nas suas capacidades enquanto leitores.

Façam uma visita à feira do livro. Uma bela tarde de Sol, passada numa feira do livro pode ser uma experiência inesquecível. Depois da primeira visita do Francisco à feira do livro de Lisboa, ele começou a fazer um mealheiro para comprar livros no ano seguinte. Cada vez que arranja uma moeda, lá vai ele pôr na caixinha.

Não têm que ser livros. O mundo mudou e hoje gostar de ler não significa necessariamente gostar de ler livros. Há muita coisa boa na internet que os miúdos podem ler, mas atenção, não os deixem à vontade na escolha porque todos sabemos que há também muito lixo.

Oiçam livros. Nas viagens de carro, porque não recorrer a audio-livros para entreter os miúdos? É uma forma excelente de trabalhar a compreensão e interpretação de informação oral.

 

Nos próximos dias vou deixar-vos algumas sugestões de livros muito apreciados cá em casa pelos miúdos. Comprem, requisitem na biblioteca ou peçam ao Pai Natal. Divirtam-se à volta dos livros.

Até breve

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s