Mary Jonh

Ana Pessoa escreveu e Bernardo Carvalho ilustrou.

Um romance juvenil em forma de carta,  ora de amor ora de reclamação, que se atreve a explorar temas vistos como tabu, como o da sedução amorosa e da sexualidade, sem nunca ser nem vulgar nem moralista. É uma história de amor sincera e descomplexada.

Ler este livro foi para mim como voltar atrás no tempo, mergulhar de cabeça na minha adolescência e reviver os meus amores e desamores com a distância de quem já sabe que vai ficar tudo bem. Soube-me muito bem. Para os adolescentes de hoje acredito que será uma boa oportunidade para, como a protagonista, organizar pensamentos e emoções, adquirir uma maior auto-consciência e a clareza necessária para percorrer o seu caminho e viver as suas escolhas.

Recomendado para leitores maiores de 14 anos.

Eis um excerto:

O sangue todo na cabeça.

 Tu estás mesmo à minha frente, o teu corpo invertido. Primeiro os teus pés, depois os calções e só depois o tronco. É divertido olhar para ti ao contrário. No final, o teu rosto de baixo para cima: o queixo, a boca, o nariz e os olhos, que também olham para mim. Eu quero continuar de pernas para o ar, mas os meus braços não. Os meus braços fraquejam.

Quando regresso à terra, vejo estrelas e também vejo o teu rosto no meio das estrelas. Tu perguntas: Queres fazer o pino contra mim? E eu faço o pino contra ti. Eu grito: Não me largues! E tu não me largas. As tuas mãos nos meus tornozelos e não há nada mais perfeito do que as tuas mãos nos meus tornozelos.

Se calhar o amor era aquilo, Júlio Pirata.

Uma pessoa ao contrário.

É possível. É até provável.

Tu não achas, Júlio?

Uma parte de mim acha que sim. Mas a outra parte de mim diz:

Badamerda para o amor, Pirata.

A nossa história não tem nada a ver com o amor.

Eu sei disso, tu sabes disso. E eu sei que tu sabes disso.

Mas na altura não sabíamos. Tínhamos seis ou sete anos. A praceta era toda nossa.

 

 

 

Deixe um comentário

