O autocarro de Rosa Parks

capa-o-autocarro-de-rosa-parksooo

Escrito por Fabrizio Silei e ilustrado por Maurizio A. C. Quarello, este livro editado em Portugal pela Dinalivro, com a chancela da Amnistia Internacional, conta uma história verídica.

No Museu Henry Ford, em Detroit, um avô conta ao neto como, em 1955, numa altura em que nos Estados Unidos da América a segregação racial estava presente e era visível para todos, uma frágil costureira afro-americana de 42 anos chamada Rosa recusou ceder o seu lugar no autocarro a um passageiro branco – apenas porque era branco. Este ato de coragem viria a mudar decisivamente a história do movimento pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

Nessa altura, brancos e negros viviam em paralelo. Havia escolas, cafés, lojas e casas de banho públicas com letreiros pendurados que diziam WHITES ONLY (Só para brancos, proibida a entrada de negros.) Sobre os negros pairava uma nuvem de terror pois a violência sobre eles era imensa. Dentro desta história o avô conta outra, o trágico exemplo de Jeremy, o bagageiro que sobrevivera à fúria do Ku Klux Klan, que ajuda o neto a entender o que era a vida de um negro num tempo não tão distante assim.

Graças a Rosa Parks o mundo começou a mudar. Rosa foi presa naquele dia e como forma de apoio a comunidade uniu-se em protesto e deixou de andar de autocarro. Ao fim de 14 meses de luta jurídica, liderada por Martin Luther King, o Supremo Tribunal declarou finalmente como inconstitucional a segregação racial nos transportes.

As ilustrações são realistas, como a história exige, e na última páginas trazem-nos até tempos mais felizes.

“Há sempre um autocarro que passa pela vida de cada um de nós. Mantém os olhos bem abertos e não percas o teu.”

Recomendo para adultos e crianças a partir dos 9 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s