A mala misteriosa do senhor Benjamin

440x (2)

A história baseia-se na fuga de Walter Benjamin da Alemanha quando o regime nazi tomou o poder. Walter Benjamin foi um brilhante filósofo e escritor alemão.

A fuga de Benjamin, contou com a ajuda da Senhora Fittko, uma austríaca que foi encarcerada num campo prisional para mulheres por ter lutado ao lado da Resistência contra o regime de Hitler. Quando conseguiu escapar, juntou-se ao Comité de Resgate de Emergência. Pondo em risco a sua própria vida ela guiava os fugitivos através dos estreitos caminhos dos Pirenéus até à fronteira com Espanha. Estima-se que terá ajudado a salvar a vida de cerca de 80 000 pessoas.

Não foi no entanto o caso de Walter Benjamin que, segundo a minha pesquisa, perante as dificuldades que encontrou quando tentava atravessar os Pirenéus, acabou por se suicidar.

 

Começa assim:

“ Era uma vez, não há muito tempo, um homem excepcional chamado senhor Benjamim que morava numa grande cidade.

Ele era um filósofo brilhante e tinha ideias extraordinárias. Mas, um dia, o país em que vivia decidiu que as ideias extraordinárias eram perigosas.

Por isso, todos aqueles que tinham ideias extraordinárias eram presos.”

Assim está dado o mote para a fuga do Sr. Benjamim. No dia da grande fuga, ao contrário das recomendações da senhora Fittko, Benjamim aparece no local combinado a suar e a bufar,  trazendo uma mala pesadíssima. Insiste em levá-la consigo pois o que está lá dentro, é para si mais importante do que a sua própria vida.

Este elemento mistério, que nunca é desvendado, é o catalizador da imaginação dos mais pequenos ao longo de todo o livro. O que haverá dentro da mala misteriosa? Quando o senhor Benjamim desaparece, a história da mala misteriosa corre mundo e todos têm um palpite sobre o conteúdo da mala.

Desconfio que os vossos filhos também vão ter alguns palpites. O meu, tem. 😀

Um livro que toca de forma muito leve num assunto pesadíssimo e que é, na minha opinião, um óptimo primeiro contacto, para os miúdos, com a realidade do que aconteceu na Segunda Guerra Mundial.

Recomendo para maiores de 6 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s